O USO CORRETO DO ELEVADOR, ESCADAS E ESTEIRAS ROLANTES

Compartilhe

Grande parte dos problemas em elevadores são gerados por mau uso como excesso de peso, portas presas ou forçadas, sujeira jogada no poço do elevador etc.

O uso adequado dos elevadores aumenta a eficiência do sistema, economiza energia, evita defeitos e garante a segurança dos usuários. Seguindo as dicas abaixo você ajudará a ter um equipamento eficiente, seguro, e bem cuidado.

O elevador é uma máquina que auxilia no transporte de pessoas e cargas, extremamente útil, mas como qualquer outra máquina, o seu uso requer cuidados para evitar acidentes.

 

CHAMANDO O ELEVADOR 

Aperte o botão de chamada apenas uma vez. Insistência e força não vão fazer o elevador chegar mais rápido e podem danificar o sistema provocando atrasos maiores.

 

UM DE CADA VEZ

Chame apenas um elevador de cada vez, pois chamar todos de uma só vez irá ocasionar viagens inúteis e desgaste no equipamento, provocando atrasos e prejuízos com uso em excesso de energia elétrica.

 

BRINCADEIRAS PERIGOSAS

Não permita crianças desacompanhadas no elevador, brincadeiras, pulos e movimentos bruscos dentro da cabina. Lembre-se elevador não é lugar para brincar. Esta atitude evita a ocorrência de situações de risco provocadas, por exemplo, por falta de energia ou brincadeiras no elevador, como acionar vários andares ao mesmo tempo.

 


RESPEITE A CAPACIDADE

Respeite o limite de peso e de passageiros indicados na cabine. Garanta a segurança e o conforto dos passageiros respeitando esta norma que além de tudo, é lei.

 

PARA OS FUMANTES

Fumar na cabine do elevador além de incomodar as outras pessoas é proibido por lei. Não fumando você garante o seu conforto e o dos outros passageiros.

 

CONVERSAS FIADAS

Prender as portas de seu elevador por "um minutinho” seja com objetos ou segurando a porta aberta mais do que o tempo necessário para embarque/desembarque prejudica e atrasa as pessoas que precisam dele, levando muitas vezes que as mesmas forcem portas e botões.

 

EMERGÊNCIA

Se faltar energia elétrica não se afobe. Não tente sair do elevador sozinho e cuidado com a ajuda de outras pessoas. Em casos de emergência, entrar em contato com o telefone que encontra-se na cabina do elevador. Aguarde a chegada da SIMEM, que sempre dá prioridade para este tipo de chamado.

 

SUBINDO SEM PARAR?

Se o elevador continuar subindo, sem parar no seu andar, é porque existe uma outra chamada acionada. Fique atento ao sentido de direção do seu elevador.  

ABERTURA/FECHAMENTO DE PORTAS

Não forçar/acelerar o fechamento e abertura das portas se o elevador não estiver estacionado no pavimento.

 

 CUIDADO COM A LIMPEZA

Água não faz mal a ninguém. Mas, é preciso ter muito cuidado quando o assunto diz respeito aos elevadores, pois a presença de água neles pode sim prejudicar a muita gente. Os elevadores possuem diversos componentes elétricos e eletrônicos que, como tais, não podem ter contato com líquidos. Caso contrário, além de o transporte vertical ter o seu funcionamento comprometido, os usuários têm a sua segurança colocada em risco.

 

 

 

 
O RESGATE DE PASSAGEIROS

 

De acordo com estatísticas, a maior incidência de acidentes com elevadores está relacionada com atitudes incorretas no resgate de passageiros presos no interior das cabinas sem o auxilio de uma equipe habilitada, sendo esta atitude não aconselhada.

O mais correto é acionar o alarme ou interfone para a portaria, telefonar para algum vizinho ou parente, chamar pelo zelador ou porteiro, permanecer calmo, e aguardar a equipe técnica chegar ao local. Ficar dentro do elevador, esperando o resgate é muito mais seguro do que tentar sair a qualquer preço. Lembrando que as cabinas são projetas para circulação de ar, portanto, não irá faltar oxigênio.

As recomendações da SIMEM são: Ligar para nosso atendimento informando sobre a existência de passageiros presos no interior da cabina, identificando seu local e posição dentro do condomínio, tranquilizar o passageiro, se possível, conversar com o mesmo até a chegada da assistência técnica, sempre o orientando a não tentar sair da cabina.

 

 

 

 COMO FUNCIONA A ESCADA ROLANTE ?

  

SEGURANÇA EM ESCADAS E ESTEIRAS ROLANTES

 

»Crianças devem usar as escadas rolantes acompanhadas de um adulto;

»As crianças nunca devem sentar nos degraus da escada rolante;

»Carrinhos de bebê, cadeiras de rodas ou similares não devem ser transportados em escadas rolantes;

»A criança não deve se apoiar e nem se debruçar sobre os corrimãos;

»O corrimão da escada rolante é um item de segurança e não deve ser usado como escorregador;

»Não apoiar os pés sobre o rodapé;

»Não se deve correr, subir ou descer no sentido contrário ao fluxo da escada rolante;

»Nunca sentar nos degraus da escada rolante;

»Não andar descalço na escada rolante;

»Não se deve encostar o pé, além da faixa de segurança amarela;

»Evitar o uso de calçados de borracha, sapatos de salto fino e vestidos longos.