COMO FUNCIONA O ELEVADOR HIDRÁULICO ?

Compartilhe

Considerado o meio de transporte mais seguro do mundo o elevador é considerado a base do desenvolvimento e crescimento das grandes cidades em todo mundo.

Primordial para edificações com mais de dois pavimentos, é de extrema importância e necessidade para o transporte de pessoas e materiais. De acordo com leis vigentes, estes equipamentos devem possuir manutenções periódicas para segurança dos seus usuários, garantindo longevidade e bom funcionamento do equipamento.

Um equipamento de transporte vertical (elevador) pode ser definido como um mecanismo de elevação ou descida, para a movimentação de pessoas ou cargas no sentido vertical. No entanto, variam seus sistemas de acionamento, sendo eles hidráulicos ou eletromecânicos.

Os elevadores hidráulicos são dotados de um sistema cuja movimentação da cabina (local onde se é transportado pessoas ou cargas) é realizada através da injeção de óleo, sobre pressão, no interior de um cilindro hidráulico (pistão), fazendo com que a cabina se desloque no sentido vertical de subida ou descida. Seu acionamento é realizado com uma bomba submersa em um reservatório de óleo, interligado ao pistão através de uma mangueira hidráulica. Seu sistema de funcionamento baseia-se na liberação controlada de óleo através de um bloco de válvulas e um sistema lógico programável.

Este tipo de elevador, normalmente é utilizado em residências e empreendimentos que contenham até 07 paradas. São equipamentos que não necessitam de casa de máquinas no nível superior, podendo ser locados em qualquer andar e/ou ambiente, com isso se ganha espaço no ultimo nível superior que possuem altos custos de execução, acesso e adequações;

- Não prendem passageiros no interior da cabina com a falta de energia, pois, possuem um sistema de resgate que desloca a cabina até o primeiro nível liberando os passageiros; por não possuir máquinas e motores com as características dos elevadores convencionais, eliminando assim barulhos excessivos próximos à coberturas e andares superiores.

- Não gastam energia no movimento de descida, pois, utiliza a ação da gravidade para o controle da cabina, além de possuir baixos custos de manutenção, reposição de peças e índice de defeitos.

Já para os elevadores eletromecânicos, o principio de funcionamento também é bastante simples, onde, a cabina é sustentada por cabos de aço. Estes cabos são tracionados por uma polia fixada a máquina de tração que através do acionamento do motor elétrico, a faz movimentar, fazendo com que o equipamento se movimente de acordo com o giro da polia (sentido horário ou anti-horário) .Em sua outra extremidade, os cabos são fixados a um contrapeso para equilibrar a carga de transporte.

 


ELEVADOR HIDRÁULICO                                                          ELEVADOR CONVENCIONAL

 

  ELEVADOR HIDRÁULICO